BALANÇA DE COMPRAS E VENDAS
BALANÇA DE COMPRAS E VENDAS
O principal benefício da Mesa de Negócios é a redução dos custos da empresa. Isso se faz através da aquisição de produtos ou serviços disponíveis no sistema e o pagamento é feito com os próprios produtos e serviços da empresa compradora.
Ao comprar na Mesa de Negócios a empresa fica “devendo” o valor adquirido na forma de seus produtos/serviços, que devem ficar à disposição de outras empresas participantes. Assim que uma empresa participante comprar estes produtos/serviços disponibilizados, é feita a “amortização” das compras.
É de extrema importância ficar de olho na balança de compras e vendas, ou seja, a empresa precisa manter o equilíbrio entre suas compras e vendas, de modo a não ficar devendo (comprar demais) em excesso ou com créditos em excesso (vender demais).
Estes ajustes estão de acordo com o Anexo Contratual artigos 2.4 e 2.5 a seguir:
2.4 O limite contratual e o disponível será estabelecido por critérios técnicos da AGENTE, podendo ser alterado a qualquer momento na vigência do contrato.
2.5 O limite disponível será concedido de forma gradual e constará diretamente no site, podendo ser revisto a qualquer momento, sem prévia comunicação, sendo proporcional a venda dos produtos do ASSOCIADO, de forma a manter o equilíbrio entre compra e venda.
Para manter o equilíbrio desta balança e a proteção de todos, a Mesa de Negócios dispõe de um controle automático das operações. A cada 5 dias, é feito uma análise de todas compras e vendas das empresas. Caso a empresa tenha vendido 50% além do valor das suas compras, ela fica bloqueada para novas vendas. Caso ela tenha comprado mais de 50% do valor vendido, ela fica bloqueada para novas compras.
Exemplos:
1- Vamos supor que uma empresa tenha vendido W$ 10.000,00.
Neste caso, para manter-se equilibrada e saudável, ela precisa comprar mais de W$ 5000,00.
Desta forma, evita-se que ela venda em excesso e fique comprometida financeiramente. É uma proteção automática para a empresa participante.
2- Vamos agora supor que uma empresa tenha comprado W$ 10.000,00.
Neste caso, a empresa está “devendo” para a mesa de negócios este mesmo valor e para não se comprometer financeiramente, precisará ter pago um pouco mais da metade, ou seja, precisa ter vendido pelo menos W$ 5.000,00 em seus produtos ou serviços para outros membros da mesa.
Caso não tenha vendido, o sistema irá realizar o bloqueio para compras até que o valor seja vendido.
Com estes bloqueios automáticos, evita-se que uma empresa seja comprometida com excesso de vendas e ao mesmo tempo evita-se que ocorra um “endividamento em excesso” em função de excesso de compras.
Isso favorece a todas empresas manterem ofertas de alta qualidade na Mesa de Negócios. Empresas que entram na Mesa somente com a intenção de comprar, não irão se dar bem. Uma hora precisará vender para continuar comprando ou terá que se equilibrar de outro jeito.